Cotiporã possui um dos museus mais completos dos imigrantes
italianos. O acervo é riquíssimo. O povo
orgulha-se muito da origem de sua cultura, de sua simplicidade e de seu modo de
viver.
A instalação do museu fez parte das
comemorações e realizações entregues à população, quando o município comemorava o
décimo ano da emancipação política. Fez uso da palavra a professora Arlete
Scarton que de forma resumida colocou o que é, e o que representa o museu para a
comunidade no que se refere a cultura e a história de um povo.
Objetivos
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Aluna Integrante do Projeto, juntamente com a Senhora Dulce Lemos Tres |
1. Regatar documentos de valor
museológicos que possuam representatividade no processo histórico vivido pela
comunidade.
2. Organizar e catalogar os acervos
recolhidos, seguindo as normas da Museologia.
3. Criar condições de guarda e conservação
dos acervos resgatados, reproduzindo-os, na medida do possível, para manuseio e
utilização.
4. Criar um sistema de meios de busca que
propicie o acesso às informações, de maneira rápida e eficaz.
5. Organizar um espaço de exposição
permanente permitindo aos visitantes a vivência de momentos agradáveis de
cultura e lazer.
6. Reafirmar e identidade do Município de
Cotiporã, reiterando o invólucro processual passado-presente.
7. Contribuir para a divulgação do
Município, aliando seu nome a uma realidade cultural de cunho social.
8. Propiciar a pesquisa aos estudiosos de
diferentes áreas do conhecimento humano.
9. Estreitar as relações poder
público-comunidade, através da socialização da história resgatada.
10. Possibilitar
à comunidade o sentir-se da história que, no presente, eles tecem.
11. Reestruturar
a catalogação de peças do acervo existente, seguindo as normas estabelecidas
pela ciência da Museologia.
12. Criar
uma Reserva Técnica possibilitando a rotatividade do acervo de Exposição
Permanente e a produção de mostras temporárias e itinerantes.
13. Criar
um recanto de Exposições Temporárias, dinamizando o espaço museológico e
permitindo uma constante comunicação Museu-Comunidade.
14. Direcionar
projetos envolvendo as redes municipal, estadual e particular de ensino com o
objetivo de desenvolver sistemáticas de educação patrimonial.
15. Organizar
mostras Itinerantes divulgando o acervo.
Fonte: O material para pesquisa fora disponibilizado pela Dulce Lemos Tres, que cuida do museu.
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