segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Capelas Interioranas do Município de Cotiporã

CAPELA SANTO ANTÔNIO
LINHA FREI CANECA 

Por volta dos anos de 1887-1888, estabeleceram-se nos lotes rurais ao longo da Linha Frei Caneca, 1ª Seção da Colônia Alfredo Chaves, famílias de imigrantes italianos.
A fé e a devoção a Santo Antônio levou os empreendedores do novo mundo a cavar uma grossa árvore um nicho (capelinha) e colocar ali uma imagem do santo milagroso. Posteriormente um capitel foi erguido no mesmo local. Hoje não mais existente. Em 1896, três anos depois da chegada do primeiro Cura de Cotiporã. Fortunato Odorizzi é fundada a Capela de Santo Antônio de Pádua. Um fato que marcou a comunidade religiosa antiga, ainda em frente a atual igreja, aconteceu a ordenação  sacerdotal do Frei Inocêncio Marson, primeiro padre natural de Cotiporã receber as ordens religiosas. Frei Inocêncio Marson já é falecido. Outro fato que marcou a comunidade de Santo Antônio antigo foi o espoucar dos morteiros (mortari), às vésperas da festa do padroeiro Santo Antônio, pois não havia foguetões para anunciar as festas. Também carregavam as espingardas com pólvora, socavam com uma vareta e depois detonavam. Aconteceu que com uma arma sobrou apenas um pedaço da coronha (calço) e nada aconteceu àquela pessoa que a tinha na mão. Este fato foi atribuído como um milagre de Santo Antônio. Hoje a festa em honra a Santo Antônio é uma das com maior número de devotos.
A primeira igreja era de madeira. Somente em 1919 foi transferida para o lote n° 11, onde foi erguida já de alvenaria, porém sem a atual frente e torre, essas feitas por volta de 1957. Também foi construído um salão comunitário, onde uma parte servia a Escola Isolada Frei Caneca. O piso de chão batido serviu por longos anos como a casinha do salão.


Igreja da Capela Santo Antônio
Salão da Capela Santo Antônio
Integrantes do grupo em frente à Igreja

CAPELA SÃO VICENTE
LINHA FREI CANECA

A tradição conta que a Capela São Vicente Ferrer, situada na Linha Frei Caneca, foi a primeira capela fundada no município de Cotiporã. A história oral diz que em São Vicente, surgiu o primeiro cemitério e que também havia a intenção de estabelecer neste local uma sede urbana na nova Colônia, mas devido à topografia acidentada logo se transferiu este objetivo para a Linha Independência, atual Cotiporã.
De muitas linhas, acorriam os imigrantes, em busca de mercadorias de primeira necessidade, como sal, café, pregos, etc.
São Vicente hoje, em vista de abrigar o histórico campanário de 1905, por ser comunidade hospitaleira e local de acesso fácil e encantador, acolhe a todos  para os jantares e almoços de confraternização bem como suas duas festas: a de São Vicente Ferrer e de Santo Antão Abade. O turismo rural certamente descobrira também as belezas de suas montanhas, seus peraus e a exuberância do vale do rio Vicente Rosa nas proximidades.

Igreja da Capela São Vicente
Salão da Capela São Vicente
Integrantes do grupo em frente ao Campanário
Rio Vicente Rosa

CAPELA SÃO JOSÉ
LINHA FREI CANECA

A capela de São José se localiza na Linha Frei Caneca.
A comunidade é uma das mais antigas do município, sua ocupação iniciou-se 1888, quando as primeiras famílias italianas se instalaram nos lotes rurais de nº 27 até o nº 46 da colônia de Alfredo Chaves.
Somente em 1896, os primeiros moradores iniciam a veneração a São José, quando uma pequena imagem do mesmo é colocada numa pequena igreja de madeira, construída no lote nº 37 da Linha Frei Caneca. Mais tarde com o apoio de todos os moradores decidiram transferir o local da capela para onde se encontra hoje. Na época o responsável religioso era o Pe. Fortunato Odorizzi.
Com a colaboração de todos os sócios, em 1968, a atual igreja de alvenaria foi construída.
Em 1935, inicia as atividades escolares na comunidade, onde funcionou por 10 anos no salão de festas. Em 1945, foi construída uma sala de aula de madeira medindo 30m², que através do Decreto Municipal de 15 de fevereiro de 1945 de nomina-se Escola Municipal Alfredo Chaves. Em 1979 foi designada como Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Alfredo Chaves, que funcionou até 1982 e encerrou suas atividades em 1999 por falta de clientela.
Em 1983, a imagem de Santa Terezinha vem fazer companhia a São José.

Atualmente a comunidade de São José possui a igreja, Escola Municipal desativada, onde são bem conservados pelos moradores do local. Anualmente organizam a festa em honra a São José, com o festivo tradicional.

Integrantes em frente à Igreja de São José
Salão da Capela São José
Fonte: livro ainda não publicado, “Cotiporã e sua história”, de autoria do Professor Ambrósio Giacomini e Dalmo Scussel.

2 comentários: